ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P149

Poster (Painel)


P149

Processos de entrega, adaptação e acompanhamento de Sistemas FM em escolares: efetividade e desafios

Autores:
BARREIROS, A.G.E.1, ESTURARO, G.T.1, PADILHA, R.B.1, NOVAES, B.C.A.C.1, MENDES, B.C.A.1, FICKER, L.B.1
1 PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O sistema FM (frequência modulada) é uma tecnologia sem fios, geralmente acoplado ao aparelho de amplificação sonora e implantes cocleares, com o objetivo de ajudar usuários de dispositivos eletrônicos a entenderem melhor a fala em situações onde há ruído, reverberação ou quando o interlocutor está distante. O aproveitamento escolar do aluno com deficiência auditiva aderido a esse sistema é mais efetivo, pois passa a captar a voz do professor via o microfone conectado ao transmissor, que envia o sinal para ao receptor de FM conectado ao dispositivo eletrônico. Sempre que temos novas tecnologias o entendimento do usuário pode ser determinante do uso efetivo dessa tecnologia. Objetivo: Analisar a consistência de utilização do Sistema FM durante o período inicial de adaptação, analisando o papel de pais e professores, visando avaliar os processos realizados na entrega e necessidade de adequações. Método: Foram selecionados 107 sujeitos que receberam o sistema FM no período de março a julho de 2014, cujos pais foram orientados quanto à adaptação e seu uso na escola. Foi analisado o papel dos pais: que carregam e enviam o FM para a escola na mochila, e verificam se o professor utilizou. Quanto aos professores, foi analisado como os benefícios de utilização foram percebidos. Após a entrega era agendado um retorno. Na primeira avaliação de resultados houve grande número de faltas sendo então realizada busca ativa com a finalidade identificar e caracterizar os motivos das faltas no retorno. Foi feito contato telefônico oferecendo uma nova data para retornar ao serviço e, caso não estivesse disponível para retornar, perguntávamos através do contato telefônico como estava o uso do FM em casa e na escola. Resultado: Dos 107(100%) convocados, 92,5% compareceram para entrega do sistema FM; destes, 54,5% retornaram com a finalidade de solucionar dúvidas e ouvir experiências de outras famílias e 45,5% não retornaram. Dos que vieram para retorno, 35,2% tiveram uso efetivo na situação escolar e/ou em casa. Em relação ao grau de perda auditiva dos sujeitos que retornaram, 39,6% tinham perda moderada, 13,2% severa e 9,4% profunda. Dos 45,5% que não retornaram conseguimos contato com 77,8%, destes 62,9% compareceram ao novo retorno agendado, 22,9% não retornaram e 14,3% relataram que estavam satisfeitos e que não necessitavam de retorno. Dos 77,8% que entramos em contato 68,6% usaram efetivamente em situação escolar, 8,6% tiveram problema no AASI, 5,7% a professora não quis usar e 5,7% tiveram problemas na escola. Conclusão: Os resultados sugerem que crianças com perdas menores tendem a retornar ao serviço para mais orientações. Também foram identificadas dificuldades na relação entre pais e professores para utilização da tecnologia, dada a grande variabilidade no preparo dos professores e disponibilidade da escola em incluir sua utilização na rotina da criança. A partir dos resultados, algumas modificações nos processos de entrega estão sendo propostas. O contato do serviço com o professor, realizado em alguns casos isolados parece ser determinante no uso efetivo da tecnologia FM.

Palavras-chave:
 Deficiência Auditiva, Sistema de Frequência Modulada, Família, Escola